ENTENDA COMO A PREPARAÇÃO DO TERRENO FACILITA A PAVIMENTAÇÃO

Descubra a Importância da Preparação do Terreno para Obras de Pavimentação

Quem nunca, ao viajar de automóvel, enfrentou estradas com uma grande quantidade de buracos na via? Muitas vezes, isso ocorre pela má preparação do terreno. A melhor solução encontrada nesse quesito é a aplicação de um novo pavimento.

No entanto, instalar uma nova pavimentação não é um processo tão simples, pois é preciso seguir algumas etapas, como remoção e substituição do material, para, assim, conseguir dar à via mais tempo de vida útil.

Portanto, a preparação do terreno é uma etapa fundamental e indispensável de se realizar antes de iniciar a pavimentação. Antes de dar início à obra, é preciso desenvolver um projeto conforme limpeza, nivelamento, compactação entre outros requisitos que se fazem necessários.

Para a preparação do terreno, devem-se usar os procedimentos corretos e respeitar as normas existentes referentes a equipamentos para compactar o solo e aumentar a densidade do terreno. Assim, consegue-se garantir que ele fique resistente e estável para receber a mistura de asfalto betuminoso.

O que é Pavimentação?

Para entender mais profundamente a importância da preparação do terreno voltada à pavimentação, é oportuno compreender que o pavimento é extremamente importante nos processos de construção. Pavimentar significa revestir um piso ou chão com uma cobertura, cuja finalidade é aumentar a durabilidade e facilitar o fluxo de veículos e pessoas.

A preparação do terreno para receber o pavimento necessita levar em conta variáveis, como a base do terreno, o fluxo esperado, o clima, entre outros fatores que podem interferir na obra.

O que é Preparação do Terreno?

A preparação do terreno, por sua vez, envolve diversas etapas, como a limpeza da vegetação e de materiais indesejados, bem como a retirada desses materiais e o descarte em locais adequados. Também são feitas análises do solo, bem como movimentação de terra para deixar o local plano e limpo, pronto para receber a pavimentação.

A seguir, nós, da Vila Betume, explicaremos cada etapa pertinente à preparação do terreno. Acompanhe!

Preparação do Terreno como Fazer Corretamente?

Limpeza do Terreno

Para realizar a preparação do terreno corretamente, é preciso desenvolver a limpeza do local. Para isso, deve-se contratar uma empresa especializada, que será responsável por descartar corretamente a vegetação e os materiais. Podemos enumerar a limpeza do terreno em duas etapas:

Limpeza de vegetais indesejados: é preciso retirar a camada vegetal superficial, bem como as plantas e arbustos, matos e árvores. Mas, atenção, para retirar as árvores das vias, é necessário obter a aprovação da Prefeitura.

Limpeza de materiais indesejados: a limpeza de materiais indesejados envolve desde a demolição de construções antigas até a retirada de pedras e entulhos em geral.

Terraplanagem / Nivelamento

Na preparação do terreno, o objetivo da terraplanagem é transformar o terreno em uma área plana. Tal procedimento é fundamental, porque, geralmente, a topografia do terreno é levemente inclinada e requer um nivelamento para se adequar.

Essa fase do projeto é muito importante, pois, quando feita de maneira incorreta, a terraplanagem pode resultar em problemas, como erosão e deslizamentos, o que causa buracos nas vias de trânsito.

Em algumas situações, deve-se escavar e retirar a camada de terra que está acima do nível desejado. Já em terrenos com  declive, é necessário fazer o aterramento para atingir o nível desejado.

Compactação do Solo

A preparação do terreno para receber a pavimentação também exige a compactação do solo, que nada mais é do que a densificação do solo por meio equipamentos mecânicos, como o rolo compressor.

Tal etapa é fundamental, pois, quando não ocorre, a via fica exposta a sofrer com a movimentação do solo, o que torna a sua estrutura pouco resistente e pouco segura. Portanto, a compactação do solo é um procedimento que diminui as distâncias entre os grãos, dando maior homogeneidade ao solo.

Sondagem do solo

A sondagem do solo é uma etapa muito importante para a preparação do terreno, pois garante a segurança da estrada.

Cada terreno possui um tipo de solo com suas características próprias. Portanto, a sondagem é fundamental para que o engenheiro estrutural tenha as informações corretas para compor os cálculos das fundações da construção. A sondagem de solo também é feita por empresas especializadas, por isso, busque referências antes de fechar a contratação.

ENTENDA COMO A PREPARAÇÃO DO TERRENO FACILITA A PAVIMENTAÇÃO
Rolar para o topo