Equipamentos para corte de pavimento | Conheça as especificações de cada um.

O que são equipamentos para corte de pavimento?

Os equipamentos para corte de pavimento nada mais são do que cortadoras utilizadas no corte de asfalto ou de outro material betuminoso semelhante, como o concreto. São muito requeridas no reparo de estradas, cabos subterrâneos e linhas de água e de esgoto. 

Com objetivo de garantir a segurança da mobilidade urbana e de todos que usufruem de ruas, estradas e avenidas, é necessário que se faça uma pavimentação de boa qualidade, com excelente estrutura para que, assim, os veículos não sejam comprometidos. Assim, consegue-se, principalmente, prevenir acidentes. 

Dessa forma, a pavimentação precisa ser feita de forma a atender às necessidades e às especificações em todas as etapas da sua execução. A etapa que inclui o corte e a dilatação do asfalto e ou concreto, mais especificamente, é  importante para a obtenção de pisos com alta resistência e durabilidade.

Esses procedimentos demandam equipamentos para corte de pavimento específicos de alto desempenho, pois o ritmo da produtividade das obras depende deles. Em suma, o corte de asfalto é frequentemente necessário em substituições e reparos de asfaltos que envolvem o corte de pedaços de asfalto deteriorados, como buracos de enchimento.

Qual equipamento para cada tipo de pavimento 

Para que o corte do pavimento seja preciso, é importante usar um equipamento para cada tipo de pavimento, seja ele feito de asfalto, concreto ou simples.

  • Equipamentos para corte de pavimento de concreto

Equipamentos para corte de pavimento de concreto, muitas vezes, são utilizados em obras residenciais ou em construção civil, como em calçadas, pátios, estacionamentos ou quadras de esporte. Os Equipamentos para corte de pavimento realizam cortes profundos ou superficiais em pavimentos de concreto, seja para a dilatação ou, até mesmo, para a realização de reparos em determinadas áreas. Com os equipamentos para corte de pavimento, é possível obter um corte reto e na profundidade desejada. 

Além disso, já que existe um equipamento para cada tipo de pavimento, a cortadora de concreto pode segmentar vários tipos de pavimento desse material com facilidade, seja ele convencional, resfriado, pré-moldado ou colorido. 

  • Equipamentos para corte de pavimento asfáltico

Como há um equipamento para cada tipo de pavimento, existem também os equipamentos para corte de pavimento asfáltico, comuns em situações nas quais há necessidade de cortes precisos para concluir a construção ou a reforma com perfeição. São comumente usados para realizar reparos em vias públicas, quando há, por exemplo, buracos no asfalto causados por desgaste ou ligações de água com vazamento.

  • Equipamentos para corte de pavimentos variados 

Todos os locais que frequentamos possuem pisos na sua estrutura, em residências e em comércios. Para que esses pisos sejam aplicados em uma construção, é preciso que sejam cortados e que suas juntas de dilatação estejam abertas. Neste caso, também é necessário um equipamento para cada tipo de pavimento para cortar as juntas de dilatação de pisos laminados, industriais e muitos outros.

A composição de um equipamento para corte de pavimento

No geral, os equipamentos para corte de pavimento são máquinas parecidas, a diferença está no peso, no motor, que pode ser elétrico ou a gasolina, e bo disco diamantado, que é a peça responsável pelo recorte. 

Portanto, um equipamento para corte de pavimento é composto por: rodas com rolamentos blindados de esferas, tanque de água removível, válvula para acoplamento direto da mangueira de água, regulagem de profundidade de corte, guia de corte dianteiro, base para compensação do motor e dupla refrigeração no disco de corte.

O que define que a cortadora seja um equipamento para cada tipo de pavimento é o disco de corte. A ferramenta diamantada é desenvolvida para aplicações especiais, pois oferece máxima velocidade de corte e resistência ao desgaste. 

Equipamentos para corte de pavimento | Conheça as especificações de cada um.
Rolar para o topo